Atenção Farmacêutica

 

"A Atenção Farmacêutica é um conceito de prática profissional na qual o paciente é  o principal beneficiário da sações do farmacêutico. A AF é o  compêndio das atitudes,os comportamentos,os compromissos as inquietudes, os valores éticos,as funções,os conhecimentos,as responsabilidades e as habilidades do farmacêutico na prestação da farmacoterapia como objetivo de obter resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente".

 

OMS,1993

 

  Atençao Farmaceutica

"Modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da AssistênciaFarmacêutica. Compreende atitudes,valores éticos,comportamentos,habilidades,compromissos e co-responsabilidades na prevenção de doenças,promoção e recuperação da saúde,de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário , visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos emensuráveis,voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos sujeitos,respeitadas as suas especificidades bio-psico-sociais,sob a ótica da integralidade das ações de saúde."

 

 

 

I Oficina de AF, Fortaleza, 2001

 

 

  

 

 Conceitos relacionados

 

 Farmácia comunitária

 

"Estabelecimento de prestação de serviços farmacêuticos de interesse público e/ou privado, articulada ao Sistema Único de Saúde, destinada a prestar assistência farmacêutica e orientação sanitária individual ou coletiva, onde se processe a manipulação e/ou dispensação de produtos e correlatos com finalidade profilática, curativa, paliativa, estética ou para fins de diagnósticos".

Conselho Federal de Farmácia. Resolução N.º 357 De 20 De Abril De 2001. Aprova o Regulamento Técnico das Boas Práticas de Farmácia.

Acompanhamento farmacoterapêutico

"É um componente da Atenção Farmacêutica e configura um processo no qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do usuário relacionadas ao medicamento, por meio da detecção, prevenção e resolução de Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM), de forma sistemática, contínua e documentada, com o objetivo de alcançar resultados definidos, buscando a melhoria da qualidade de vida do usuário".

OPAS (org.). Consenso brasileiro de atenção farmacêutica: proposta. - Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2002. 24 p.

Intervenção farmacêutica

"É um ato planejado, documentado e realizado junto ao usuário e profissionais de saúde, que visa resolver ou prevenir problemas que interferem ou podem interferir na farmacoterapia, sendo parte integrante do processo de acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico".

OPAS (org.). Consenso brasileiro de atenção farmacêutica: proposta. - Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2002. 24 p.

Atendimento Farmacêutico

"É o ato em que o farmacêutico, fundamentado em sua práxis, interage e responde às demandas dos usuários do sistema de saúde, buscando a resolução de problemas de saúde, que envolvam ou não o uso de medicamentos. Este processo pode compreender escuta ativa, identificação de necessidades, análise da situação, tomada de decisões, definição de condutas, documentação e avaliação, entre outros".

OPAS (org.). Consenso brasileiro de atenção farmacêutica: proposta. - Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2002. 24 p.

Uso Racional de Medicamentos

"É o processo que compreende a prescrição apropriada; a disponibilidade oportuna e a preços acessíveis; a dispensação em condições adequadas; e o consumo nas doses indicadas, nos intervalos definidos e no período de tempo indicado de medicamentos eficazes, seguros e de qualidade".

Brasil. Ministério da Saúde. Política nacional de medicamentos 2001. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

Dispensação

"É o ato profissional farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma receita elaborada por um profissional autorizado. Nesse ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento. São elementos importantes da orientação, entre outros, a ênfase no cumprimento da dosagem, a influência dos alimentos, a interação com outros medicamentos, o reconhecimento de reações adversas potenciais e as condições de conservação dos produtos".

Brasil. Ministério da Saúde. Política nacional de medicamentos 2001. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

Problemas relacionados ao medicamento

"Problemas Relacionados com Medicamentos são problemas de saúde, entendidos como resultados clínicos negativos, derivados da farmacoterapia que, produzidos por diversas causas, conduzem ao não alcance do objetivo terapêutico ou ao surgimento de efeitos não desejados".

Comitê de consenso. Segundo Consenso de Granada sobre Problemas Relacionados con Medicamentos. Ars Pharmaceutica 2002; 43 (3-4): 175-184.

Assistência farmacêutica

"Grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos".

Brasil. Ministério da Saúde. Política nacional de medicamentos 2001. Brasília: Ministério da Saúde, 2001                                 

                                                     Literatura Sugerida:

 

 

 Atenção Farmacêutica  Atenção Farmacêutica Josue Schostack

 

 

FARMÁCIA CLÍNICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA / Bisson, Marcelo Polacow